Percorrendo trilhos do pastoreio, através de prados de montanha, termina com a subida a um dos pontos mais altaneiros da Serra do Gerês (1234m), o que faz desta montanha a 12ª mais alta da Serra (50ª mais alta de Portugal Continental).
Ao longo do percurso poderá observar muito do património natural e cultural característico da região, com particular destaque para a Vezeira (método comunitário de organização do trabalho com o gado bovino).
Desde o topo desta montanha conseguimos ver a parte ocidental da Serra do Gerês, como o pico do Pé de Medela, o Borrageiro, o Tónel, o Piorneiro, o Alto de Modorno e a Chã da Presa. Conseguimos avistar a Serra Amarela, esta logo do outro lado da Barragem de Vilarinho das Furnas e onde facilmente identificar a Cruz de Touro e a Louriça e para sul, o imenso vale do rio Cávado e a albufeira de Caniçada.
Ali chegados, é ainda possível contemplar a as cumeadas das Serras de Arga, Peneda, Soajo, Gerês, Cabreira, Larouco e, às vezes, o mar…
Esta caminhada não é recomendada: a grávidas, pessoas com obesidade ou com contra-indicações médicas; pessoas menores de 10 anos e maiores de 65 anos;
Material recomendado: Uso de roupa confortável e adequada (obrigatório usar calças); aconselhável uso de botas e corta vento; protetor solar e boné; almoço volante e água; máquina fotográfica;
Condições: A inscrição deve ser confirmada com pelo menos 1 dia de antecedência e só se realiza com um mínimo de 4 pessoas.
Inscrições na Receção do Parque Cerdeira.
Uma forma diferente de fazer campismo no Gerês.