Com partida e chegada na Portela de Leonte e percorrendo trilhos de pastoreio ancestrais, visitaremos vários currais (Vidoal, Junco, Conho e Messe), com subida ao Borrageiro e avistamento de vários pontos de interesse.
Nesta visita, compreender-se-á melhor porque descrevia Tude Sousa o forno, ou cabana, que os pastores ainda hoje usam para se recolher e abrigar – “são construções toscas, ligeiras, de pedras secas, mal dispostas geralmente, umas revestidas e outras não de torrões, tapando os intervalos. Cobertas umas de telhas redondas, à portuguesa; cobertas outras de torrão, guarnecendo pedras largas e delgadas. As suas dimensões e capacidade não são grandes: 2 a 2,50 metros de alto, por 2,50 e 3 metros de comprido, com as portas baixas, por onde o homem passe curvado e por elas não entre o gado. Três a seis, ou oito pessoas, é o máximo que nelas caberão”.
Conselhos: Uso de roupa confortável e adequada (obrigatório usar calças); aconselhável uso de botas e corta vento; protetor solar e boné; água; máquina fotográfica.
Esta caminhada não é recomendada: a grávidas, pessoas com obesidade ou com contra-indicações médicas; pessoas menores de 10 anos e maiores de 65 anos;
Condições: Almoço volante por conta do cliente;
A realização da caminhada é confirmada com 2 dias de antecedência e depende das condições climatéricas e do número de participantes inscritos (mínimo 6). Deslocação para o local de início da caminhada em veículo, por conta do cliente.
Inscrições na Receção do Parque Cerdeira.
Uma forma diferente de fazer campismo no Gerês.