Tipologia do projeto
Gestão de espécies de flora: Substituição gradual da flora exótica por autóctone
Gestão de habitats: Recuperação e Valorização do Prado do Parque Cerdeira
A restauração e preservação do Carvalhal do Parque Cerdeira far-se-á mediante a eliminação gradual da flora exótica, nomeadamente Resinosas (Pinheiro Bravo) e substituindo-a ao mesmo tempo por outra autóctone (Carvalho-alvarinho, Carvalho-negral, Vidoeiro e Azevinho).
Quanto ao Prado de montanha, trata-se de implementar medidas tendentes à sua recuperação e valorização. No passado, preocupou-nos ali a instalação de material de campismo, fazendo nele, porém, outros usos, incluindo a diversão. Agora, o Prado é um local de contemplação, de estudo e de lazer educativo, nomeadamente com o envolvimento dos clientes na identificação das Flores e respetivos períodos de floração.
Também foi certificado o povoamento de carvalhos (Quercus robur), o qual fornece anualmente centenas de quilos de bolotas que são encaminhadas para germinação em viveiros e depois usadas na Reflorestação de áreas prioritárias.
O projeto de valorização ambiental vai-se ajustando, ao longo do tempo, muito por força dos bons resultados obtidos, como testemunham os manuais editados para identificação da Flora, Aves e Árvores do Parque Cerdeira.